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4 Dicas para otimizar o fluxo de estoque do seu e-commerce

O cuidado com o estoque é essencial para o sucesso nas vendas, inclusive no ambiente virtual. Na loja física, o cliente quer sair com a sacola na mão; nas compras online, consumidores querem receber o produto no menor prazo disponível. Um fator importante que ocasiona diretamente o declínio da sua taxa de conversão é a falta de estoque. Não existe nada mais frustrante para um comprador do que encontrar o produto que deseja e perceber que não há disponibilidade no estoque. Esse quadro pode se agravar ainda mais se a venda chega a ser concluída e o produto não chega no prazo determinado, ou o cliente tem a venda cancelada por um erro na organização do estoque. Esse tipo de situação acarreta danos por vezes irreparáveis à imagem do e-commerce. Então evite dores de cabeça, acompanhe as nossas dicas e aprenda a otimizar o fluxo de estoque da sua loja virtual para não correr esse tipo de risco. Vamos lá?

1. Organização, organização e organização

Muitas empresas perdem vendas ou deixam de entregar um produto por falta de organização. Para facilitar a visualização e o acesso, separe os produtos em categorias — e, se for o caso, acrescente quantas subcategorias forem necessárias. Por exemplo, se sua loja virtual trabalha com roupas unissex, crie uma categoria principal de roupas femininas, com suas respectivas subcategorias de acordo com o tipo de peça, com as cores e os tamanhos. Quanto maior o grau de detalhamento das subcategorias, mais fácil será localizar uma peça no estoque.

2. Atenção redobrada aos estoques compartilhados

Muitos e-commerces também possuem lojas físicas e acabam compartilhando o estoque. Nesse caso, é preciso atenção redobrada! Imagine a situação: dois clientes querem a última peça do estoque. O cliente da loja física efetua a compra e, logo em seguida, o cliente online compra o mesmo produto. Se a baixa do estoque não for imediata, sua empresa realiza a venda de um mesmo produto para dois clientes distintos. Dor de cabeça desnecessária, concorda?

3. A importância do calendário de reposição

Esse calendário só é eficaz se o estoque estiver atualizado, pois só assim é possível saber qual a quantidade de peças ainda existente de cada produto e o que realmente precisa ser comprado. Um alto volume de compras pode encalhar a mercadoria em suas prateleiras e comprometer financeiramente a empresa. Portanto, compre somente o necessário!

4. Informatização para minimizar os erros

Cuidar da logística de uma empresa não é tarefa fácil. São muitos os detalhes que precisam estar muito bem alinhados e estruturados. Para minimizar os erros no processo e otimizar o tempo, o uso de um sistema ERP — Enterprise Resource Planning — é a solução. Por meio de um sistema informatizado que possui um leque de funções específicas para o gerenciamento de estoques é possível mapear as mercadorias e identificar as baixas de estoque em tempo real, apontando o número exato de produtos estocados. Além disso, as compras ficam mais assertivas, reduzindo, assim, os custos, e consequentemente aumentando os lucros. Para obter resultados satisfatórios, o envolvimento da equipe é essencial. Invista, portanto, no treinamento dos funcionários que serão os responsáveis pela alimentação e pelo gerenciamento do sistema e faça um acompanhamento detalhado do estoque através da emissão de relatórios periódicos. Sem dúvida essa é a melhor forma de identificar e sanar os erros referente ao seu estoque.

E o estoque do seu e-commerce, está devidamente atualizado e organizado? Qual das nossas dicas vai ser mais útil para o seu negócio? Deixe seu comentário!

» Fonte: Cia Shop

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