são josé dos campos-sp | contato@sitesecia.com.br
Sites&Cia Desenvolvimento de sites
& e-Commerce

Saiba quais são os dados mais importantes da sua loja virtual

Lojas virtuais são negócios que contam com uma vantagem sobre as lojas físicas: é possível rastrear todo e qualquer evento ocorrido para análises de desempenho e diagnósticos de eventuais pontos negativos a serem solucionados. O problema é que há tantas métricas para se analisar, que se torna muito fácil perder o foco daquilo que é realmente importante.

Uma forma de manter a atenção nos medidores que realmente importam é a de se eleger KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Performance em português) que sejam mais pertinentes para o seu negócio. Mas quais seriam estes indicadores? Listamos aqui alguns dos KPIs para ficar sempre de olho e estar sempre no controle das operações do seu e-commerce:

Visitas e visitantes do site

O número de visitantes únicos reflete a quantidade de pessoas que entrou na sua loja virtual. É claro que deve-se fazer uma análise tanto no nível macro, observando o número de visitantes por mês e por semana, por exemplo, quanto saber a variação por dia (do mês e da semana) e por hora do dia, identificando os picos e quedas de vendas. Relacionando essas informações ao calendário e às ações de marketing executadas pela sua loja é possível identificar o impacto superficial no fluxo de visitantes.

O número de visitas é diferente, pois um só visitante pode entrar várias vezes em um site no mesmo dia, em horários diferentes, o que caracterizaria várias visitas. A relação entre o número de visitas e o de visitantes pode oferecer várias informações sobre os hábitos e o comportamento desses consumidores.

Taxa de conversão

Sua loja recebe muitas visitas todos os dias, mas quantos destes visitantes realmente está finalizando compras no seu site? A resposta está na taxa de conversão. Se 100 pessoas visitam um site e 10 compram algum produto, a conversão desta loja é de 10% neste período.

Mas não se engane, é difícil ter uma boa taxa de conversão. Alcançar uma taxa de 2% pode representar um indicador de sucesso na maioria dos casos!

Páginas de saída

É possível saber quais as páginas geram mais “desistências” por parte dos consumidores. Analisar os motivos que fazem as pessoas saírem de uma página da sua loja para outro site qualquer pode expor fragilidades e problemas com o fluxo de vendas, principalmente.

Neste sentido, vale a pena destrinchar o Funil de Vendas, que mostra o caminho dos clientes desde a sua chegada no site até a sua saída — ou finalização de compra. Essencial para entender o fluxo de navegação, o comportamento e as eventuais dificuldades que os visitantes encontram em seu site. Junte todas essas informações para otimizar a conversão do seu site.

Origens de tráfego

Saber por onde seus clientes chegam à sua loja virtual pode dar dicas interessantíssimas sobre como trazer mais pessoas para o seu site, além de ajudar a entender como se comporta seu público, suas preferências e características específicas.

Fique de olho principalmente nos mecanismos de buscas e nas redes sociais. São essas fontes que trazem mais tráfego e permitem uma análise detalhada destes visitantes.

» Entre em contato para saber mais!

« voltar

quemsomos
servicos
produtosweb
faq | orçamento | contato
contato@sitesecia.com.br
youtubeskypegooglefacebook
2000-2018 - Sites&Cia® - Criação e Desenvolvimento de Sites São José dos Campos - Todos os direitos reservados.
Uma empresa do Grupo EmpresasVALE